Qual a melhor época para viajar á Europa?

Está matéria, tem como principal intuito, fazer com que você crie a sua posição particular a cerca da Europa. Por favor, ao lerem à matéria comente, para que possamos lhe oferecer um material com mais qualidade.

Boa Leitura!

Um bom acordo é escolher antes e depois do período a estação ocupada do verão, porque o tempo é na maior parte, confortável e os preços são mais baixos. Europa do sul oferece também uma experiência agradável no inverno, com tempo razoavelmente suave.
Se o tempo agradável for importante para você, o inverno é um dos piores tempos para se viver na Europa do norte. O tempo cinzento, molhado e frio. A luz do dia está na fonte curta (os dias são mais curtos).

Há alguns outros benefícios ao fluxo do inverno. Os festivais do inverno e o ano novo são épocas emocionantes na Europa. As cidades, tais como Paris e Londres são lindas quando decoradas para os feriados do Natal (‘Christmas’). A véspera de ano novo em Paris é emocionante, existem festivais, baladas e sem dúvida a vida parisiense à noite é surpreendente. Diversos outros países também têm eventos e festivais nos feriados.
O maior benefício do fluxo do inverno é que você verá poucos outros turistas, ótima oportunidade para se praticar o idioma, pois será mais fácil encontrar nativos. Sua experiência será mais autentica, vendo a vida europeia sem o esmagamento dos povos.

Maio e junho são os melhores meses para se visitar a maioria dos países europeus. Na maioria do continente, o tempo está morno. Há uma variedade dos festivais e de eventos culturais durante os meses maio e junho em toda a Europa. Porque a estação turística não começou no balanço cheio ainda, você pode conseguir bons negócios em acomodações e nos planos turísticos. Um benefício adicionado, a maioria das atrações é a de abundância turística em excursões e em restaurantes.

Na Europa, nos meses do verão é muito ocupada e a busca por hotéis começam a serem registrados rapidamente, mas os albergues não ficam por baixo, são os mais procurados por jovens estudantes, de todas as classes sócias, por serem mais baratos. Por causa da grande demanda, tudo é mais caro no verão. Os destinos Turísticos são muito aglomerados e você esperará mais para participar de algum tipo de atração cultural, em grandes filas, seja em parque de diversões ou em visitações nos patrimônios Europeus.

Dicas:

  • O que evitar

Viajar no inverno:
• Levar muita bagagem;
• Limitar-se apenas aos passeios da excursão;
• Viajar sem planejar seus deslocamentos;
• Hotéis distantes do centro;
• Não reservar hotel para o dia de chegada;
• Bermudas e minissaias na visita a igrejas;
• Atrasos na saída dos ônibus de excursão;
• Comprar mais do que você pode carregar;

  • O que levar

Mesmo no verão, leve sempre um agasalho na bagagem. Nessa época, países como a Itália, a Espanha e a Grécia costumam ser bem quentes, mas muitos outros se mantêm com uma temperatura agradável, com noites frescas e até frias. Então nesse caso a Inglaterra e os países da Escandinávia e do Leste Europeu. Na primavera e no outono, a variação de temperatura é maior — leve roupa para todas as situações. E, no inverno, previna-se para enfrentar temperaturas abaixo de zero.

  • O que trazer

Você vai ter várias ideias durante a viagem, mas veja o que alguns países têm de mais típico:
• Inglaterra: chá
• Itália: cristais e máscaras em Veneza, vinhos, roupas e calçados
• Grécia: joias semi-preciosas
• Espanha: leques e castanholas
• Portugal: vinho do Porto
• Suíça: relógio
• França: cosméticos e perfumes
• Escandinávia: a miniatura de um troll, o duende que, segundo a lenda, habita as florestas norueguesas.

  • Permanências

Se você quiser ter uma visão geral da Europa, conhecendo seis países ou mais, precisará de 20 dias, no mínimo. Caso disponha de menos tempo, opte por um roteiro mais enxuto, restringindo-se a dois ou três países.
Grandes cidades como Roma, Londres e Paris merecem, pelo menos, três dias cada uma, enquanto as Ilhas Gregas e os países escandinavos, uma semana.

Espero que tenham gostado!

Por: Cidylan

Categoria: Dicas

Tags: , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

53 Respostas para “Qual a melhor época para viajar á Europa?”

  1. Rosalia disse:

    Estou querendo viajar para Europa em dezembro/2013, pretendo ficar 20 dias, mas gostaria de saber se é um bom período para viajar? Como está o clima, passeios, atrações e o custo nesse período? O que vocês orientam para viajar para Europa nesse período.
    Aguardo suas dicas>

    Muito obrigada.
    Rosália – Manaus-Am

  2. Eu goste mais se tiver mas dicas mande para mim. Vou para Europa em junio

  3. pedro paulo penazzi disse:

    VIAJAR PARA A EUROPA É BOM A QUALQUER MOMENTO, MAS, SE POSSÍVEL PRIMAVERA/OUTONO!

  4. Caroline disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se em março é uma boa época pra viajar para a Europa.
    Estou em dúvida de viajar através de agência de viagem ou se vou sozinha, estilo mochilão… O que é mais aconselhável?

  5. Ana disse:

    Gostei das dicas. Principalmente o que trazer de cada lugar!

  6. rogerio moraes disse:

    oi bom dia eu to pesquisando pra fazer minha primeira viagem fora do meu pais quero conhecer a europa e pretendo ficar 3 semanas pela europa vc poderia me dar umas orientacoes tanto a hoteis e quanto levar de euros se vale a pena alugar carro ou melhor de trem acredeceria mt pois sera a minha primeira viagem e espero daqui pra frente td ano fazer uma viagem obrigado .

  7. Pedro Alves disse:

    Me planejo para passar um mês na Europa em Setembro, quando o clima é mais ameno e é baixa temporada (segundo diversas recomendações).
    Minha idéia é evitar grandes cidades como Londres e Paris, que certamente terei outras oportuidades de visitar no futuro. Penso em alternar cidades grandes e pequenas, conhecendo umas 7 ou 8 durante uns 30 dias. Será que existe algum pacote turístico que se encontre em um perfil similar ao meu? Estes pacotes costumam realmente “se pagar” ou é só pra poupar o trabalho de planejar a viagem?

    • Felipe disse:

      Boa tarde amigo, também estou planejando algo parecido, mas minha idéia é viajar no ano de 2012 quando terei terminado minha faculdade, me adicione no MSN felipe_werner@hotmail.com pra nós mantermos contato e trocarmos informações obrigado :D

    • Zelia disse:

      Oi Pedro,tdo bem?Estive ano passado em setembro fazendo 6 Países europeus,vale a pena sim.O que é bom é sair com pacote fechado,com guia e roteiro pronto,pois na europa se perde muito tempo passando o bus de hotel em hotel pegando turistas,geralmente se perde uma manhã inteirinha.Com pacote fechado todos os passageiros ficam no mesmo hotel.Eu sempre viajo com a Andes Turismo.Os pacotes são elaborados minunciosamente,muito bem feito e bem cultural.Em maio proximos estamos indo para Turquia/Grecia e mais 3 dias nagegando pelas Ilhas Gregas,todos vão ficar no mesmo hotel e contratado um bus só para esta turma.Acessa o site:www.andesturismo.com.br
      Grande abraço
      Viajar é cultura

  8. HELENA disse:

    OLÁ BOA TARDE!
    NO MÊS DE JULHO DE 2011 ESTOU INDO PARA EUROPA PASSAR 30 DIAS, MEU NAMORADO MORA NA BÉLGICA E IREMOS A ITÁLIA E FRANÇA, GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO LEVAR PARA VIAGEM…OBRIGADA.
    BEIJOS!

  9. Alice disse:

    Oi, Cidylan
    Eu,meu marido e minha filha estamos planejando uma viagem para a Europa no próximo ano (2011),os países que decidimos visitar foi a França e Espanha pois durante a viagem queremos assistir a um jogo do Barcelona em Barcelona. Ainda não decidimos o período do ano, tanto pelos fatores clima, preços,e dia do jogo.
    Qual seria a época mais barata do ano para viajar a esses destinos? Qual a melhor área para se hospedar de ambas cidades a custo médio?

    Aguardo sua resposta ansiosamente
    Alice

  10. Candido - Recife disse:

    Estou com viagem com minha família (esposa + 3 filhos de 09, 10 e 13 anos)marcada para 20 de dezembro e retorno em 15 de janeiro. Mas estou com uma dúvida: Como é frio nessa época, não sei se é aconselhável levar as crianças ou adiar para junho? Eu e minha esposa não temos problema com frio, mas as crianças podem sofrer um pouco mais. Agradeço antecipadamente.

  11. Pablo Drummond disse:

    Tivemos a oportunidade de ir em Dezembro de 2009 para Europa, tinhamos pouco dinheiro e muito tempo, então optamos por roteiro com um mix de cidades badaladas com cidades menos “conhecidas”, fizemos o trecho Republica Tcheca, Austria e Alemanha, todos estes paises são lindos, porem o que mais impressionou pelo preço, beleza e tudo mais foi a Republica Tcheca, com lindas cidades como Praga, Ceska Budonovic e Ceska Krunlov, que são cidades de contos de fada, opnjde é muito barato mesmo e as pessoas são super atenciosas, com diversos castelos e tabernas que encantam, na Austria fomos a Insbruck, Salzburg e Viena, é um pais lindo porem muitoooo mais caro do que a Republica Tcheca, mas vale a pena ir, na Alemanha sem comentarios, um pais lindo e com preços acessiveis, fomos a Berlin, Munique e Colonia, sendo todas lindas, cada uma com suas caracteristica, porem fabulosas, retornamos em Janeiro, porem o que notamos é que no inverno as feiras de natal dão um ar de magia, o que torna a Europa ainda mais linda.

    Abraçosss

  12. Gustavo disse:

    Estou me programando para viajar para a Europa ano que vem (2011), porém, não sei ainda qual a melhor época. Não quero pegar frio e, a princípio, quero primeiro conhecer a Espanha, mais especificamente Madri e Barcelona. No ano passado, quando viajei para os Estados Unidos, optei pelo verão americano (Julho-2009). Foi muito bom pois o clima era bem parecido com o brasileiro, quer dizer, lá estava muito quente. Queria saber mais informações sobre a primavera euorpéia. Estou pensando em viajar na primavera, pois acho que o clima estará mais propício a passeios sem ter que me agasalhar tanto. O roteiro seria Espanha, Itália e Portugal. Gostei do site e das dicas. Se puder me dar uma dica qual a melhor época para viajar para estes países eu agradeceria. Abraço.

  13. Patrícia disse:

    Olá, Cidylan

    Adorei o site.
    Irei passar uns 17 dias na europa ano que vem (2011) em maio( 01 à 19). Iremos eu, meu marido e um casal amigo. Será nossa primeira vez na Europa. Chegaremos por Paris(ficaremos mais ou menos 3 a 4 dias) , iremos a Bélgica (Bruxelas e Brugee) , Holanda(Amsterdam) e desceremos para itália(uma pequena excursão de 7 dias – avião de Bruxelas a Milão e rodoviario pelas paisagens italianas por Milão,Verona, Assis, Veneza,Perugia, Roma e ainda San Marino ). No final retornaremos de avião a Paris e mais um dia por lá e retornaremos ao Brasil.Gostaria de saber se deveremos levar roupa para muito frio, pois moramos no leste mineiro e aqui é muito quente o ano todo, uma média de 32 a 35º todo o ano , nosso frio não chega a 18º. Olhe lá o dia que esfria muito se fica nisso.
    Teremos que comprar casacos muito quentes? A temperatura nesta época é melhor, mas como não estamos acostumados com frio, que tipo de roupa devemos levar?
    Gostaria de sugestões sobre o roteiro que queremos percorrer também.Quem conhece, é legal? Vale a pena fazê-lo?
    Aguardo dicas e sugestões.

    Grata,

    Patrícia

  14. sol disse:

    Olá, muito bom esse post!!
    Eu, assim, tô pensando em passar um mês na europa, por enquanto Lisboa e Paris, no início de 2011. tô começando a planejar essa viagem agora. Queria saber de vc uma média de quanto eu precisaria para isso. É que tento fazer uns cálculos, mas tô sem noção mesmo, e preciso ter uma base de valor como meta para entrar nos planejamentos. Aguardo, qualquer coisa pode ser por email cintia.cel@hotmail.com

    Grata

  15. raphael magnago disse:

    Muito bom seu post!!
    gostei muito pelo fato de ter informações sobre o inverno na europa!
    eu vou com meu irmao dia 20/12/2010 e volto 26/01/11!
    se você puder enviar mais dicas para o meu e-mail eu agradeço muito!!
    o que eu tenho até agora é a passagem e dinheiro( de 80 a 100 euros por dia)…
    DUVIDA MAIOR é quanto ao transporte, me ajuda nessa ai! você me aconselharia a ir sem reserva de ticket de trem ou avião? apenas com dinheiro e comprar na hora de acordo com a oferta?
    outra é sobre reserva antecipada de albergue! como vou saber se o albergue é bem localizado se nao conheço nada lá?
    muito obrigado! raphaelmagnago@hotmail.com

  16. anna disse:

    Estou com viagem marcada para Paris no periodo de 3 a 10 de novembro.

    Como estara o clima nesta epoca? Muito frio?

    Obrigada

    • tatidias disse:

      Olá Ana,

      Em novembro os dias são bastante chuvosos, a temperatura é relativamente fria durante o dia mas agradável chega em média de (10.4 °C / 50.7 °F), as noites o frio passa a ser maior um pouco com temperaturas médias de (5.3 °C / 41.5 °F).

      Abraços

      • Fabio disse:

        do que adianta dar a resposta com temperaturas em Farenheit, sou Engenheiro Civil então eu sei fazer a conversão, mas a maioria dos brasileiros é ignorante e não tem a menor idéia do que esse ºF significa. Porque usar uma unidade não-padrão?
        É a mesma coisa que dar o seu peso em gramas, ou a sua altura em kilometros…

        • Tatiane Dias disse:

          Olá Fabio,
          Se você observar atentamente em sua leitura antes de mencionar a temperatura em Farenheit foi dito a média em graus celsius! E que creio que todos aqui saibam que é a unidade de medida padrão do Brasil! Porém discordo um pouco de seu comentário não considero a maioria dos Brasileiros ignorantes, alguns podem ser menos favorecidos de informação!

  17. Cintia disse:

    Estou com viagem marcada para Portugal e Espanha, com saída em 15/07/10 que tipo de roupa levar? O verão lá é quente igual no Brasil? Roupas leves?
    Aguardo sua dica.
    Cintia

  18. Cintia disse:

    Estou com viagem marcada pa Portugal e Espanha, cm saída em 15/07/10 que tipo de roupa levar? O verão lá é quente igual no Brasil? Roupas leves?
    Aguardo sua dica.
    Cintia

  19. Fátima disse:

    Qualé o clima e a temperatura no Norte de portugal e no mes de maio?
    pretendo viajar dia 13 deste.

    • tatidias disse:

      Entre o mês de abril e maio esta na estação da primavera, portanto o tempo. Não chega ser tão altas, são mais razoáveis, mas é um ótimo tempo para poder conhecer o país. De qualquer modo,fica o site do Instituto da Metereologia Português para poderes consultares e ter informações mais precisas para a altura:
      http://www.meteo.pt

  20. jucilene disse:

    OLÁ, ADOREI AS DICAS.PRETENDO PASSAR DE 20 A 30 DIAS NA EUROPA, MAS GOSTARIA DE CONHECER AO MENOS 10 PAISES, É POSSÍVEL? PENSEI EM EM COMPRAR O GLOBAL EUROPASS, É RECOMENDÁVEL?
    DESDE JÁ, MUITO OBRIGADA.
    JUCILENE CAMARGO

  21. Olá, vou a europa agora em outubro/2010 (nao sei ao certo o dia) e pretendo ficar um mês.

    Estará frio??? Obrigada.

  22. Oi!!
    Eu e 4 amigos estamos planejando passar entre 15 e 20 dias pela Europa, mês de junho ou julho é uma boa época?: Lisboa, Madri e Barcelona, Italia, ainda não sabemos a(s) cidade(s), talvez Paris vai depender de grana. Você tem alguma dica de hospedagem, gostaria de ficar em albergue, mas teremos que combinar ainda, se formos p albergues quais vc indica? E o que não deixar de visitar nestas cidades?
    Obrigada

  23. Farei uma excursão de 20 dias viajando portugal,espanha,frança,alemanhã,austria,italia com minha mãe entre os dias 25 de maio a 12 de junho quais as roupas que devemos levar??sapatos adequados??

  24. Adilson disse:

    Bom Dia,

    Pretendo ir com minha esposa pra Portugal na primeira semana de abril.
    Vale a pena?
    Como é nossa primeira viagem pra Europa, preciso de umas dicas:
    * vou de pacote turistico, ou por conta?
    * consigo visitar outros paises neste periodo?
    * você tem algum rtoreio pra me passar?

  25. Paula disse:

    Uma amiga e eu, estamos planejando um mochilão pela Europa, mas já ouvi tantas coisas sobre épocas boas e ruins. A princípio iremos em janeiro, nosso período de féris, passar 1 mês. mas o frio vai ser tenso e pode ser que complique muito com a bagagem, não é? Mas em julho, boatos de que os preços aumentam demais, e o tamanho das filas em qualquer lugar, também não é pouco.
    Levando em consideração as muitas vantagens e desvantagens de cada época… qual vocês aconselhariam?

  26. Pollyana Rezende disse:

    Oi obrigado por dicas tão preciosas…realmente nos ajudam muito…parabéns!

    Bom, meu amado esposo resolveu agradar a kerida esposa aki como uma viagem de 15 dias pela Europa. Será nossa 1 vez e toda 1 vez tem que ser MARAVILHOSA. Então preciso de algumas dicas, o roteiro esolhido foii PARIS, ITALIA, SUICA E MADRI, que tal? Saida programada p 20/10, mas eu adoria ir mesmo na época do natal acredito ser lindo por lá, estou certa??? Ou vc sugeriria outros paises??? Grata.

  27. Eduardo Kneip disse:

    Estou planejando ir a Grecia em 15/11 ficando lá até 27/11 e depois ir para a Suiça e ficar até 03/12, como eu encontrarei o clima nesta epoca, é uma epoca boa para conhecer estes 2 lugares?

  28. Marcela disse:

    Olá Boa Tarde,
    Eu e meu esposo vamos para Europa, nossa progrmação é fica lá por 25 dias…estamos entre ir em Junho ou Agosto, qual a melhor opção? e para sedesolcar lá é melhor trem ou carro, e com relação aos paises neste espaço de tempo o que sugere (paises que não podem faltar) e com relação aos albergues, são uma boa opção para casal???

    O que puder passar de dicas…

    Muito Obrigada

    Marcela Caneca

  29. Margarete Domingues disse:

    Olá Bom dia!
    Vou viajar pela primeira vez à Europa com pouco dinheirono mes de agosto. Nosso itinerário inclui Barcelona, Madri, Ibiza e Paris. Preciso de umas dicas sobre o q levar na mala pq irei a algumas baladas e tb faremos passeios durante o dia. Estou com mais de 40 anos. Quero saber o q usar e não me sentir deslocada, contudo como disse tenho q restringir gastos ao maximo, tanto na preparaçao qto na estadia.
    Margarete

  30. Leila disse:

    Oi !
    Eu e minha irmã estamos indo para Espanha, Marrocos, Paris e Roma, por conta própria por 20 dias.
    Gostaria de saber o clima destes paises no mês de junho, um roteiro e dicas.
    É nossa primeira viagem, nos ajude!
    Obrigada,
    Leila

  31. ÁDILA disse:

    Estou querendo viajar para espanha e marrocos em outubro,somos em 3 pessoas,gostaria que vc me indicasse um roteiro de 15 a 20 dd,saindo do brasil e descendo na espanha para depois ir p marrocos.Nessa época do ano o clima é ameno?Gostaria de sabe como é o clima.
    Vc me aconselha a ir de excursão?Porque é minha 1 Viajem e eu quero rodar o máximo p conhecer.Qual agencia vc me indicaria?Att

  32. Sarita disse:

    Ola estou pensando viajar com meus pais para Portugal, Espanha e Londres em Julho e estou em duvida se fazemos por pacote ou vamos por conta propria
    Obrigada

  33. Marci Mattos disse:

    Eu e meu marido,fomos pra Europa em feverreiro de 2007,ficamos 30 dias em Alemanhã,Amsterdã,Burges,Paris,Roma,Veneza,Milão,Bolonha,Florença.Tudo de carro começando por Frankfurt e terminando pela mesma.Esse ano estamos querendo viajar de novo so que não temos idéia do mês e dos lugares.Sendo que temos que decidir isso até dezembro por favor nos ajude.Contamos com vcs.Abraços

  34. Cláudia Márcia disse:

    Faremos uma viagem, meu marido e eu, para Paris,Florença,Veneza, Roma, Milão, Nápoles, no período de 29 de setembro a 14 de outubro de 2008.
    Gostaríamos de saber qual o clima nesta época nestas cidades para sabermos qual o tipo de vestimenta levar.
    Obrigada.
    Cláudia

  35. sandra juannes disse:

    Estou com viagem marcada para Jerusalem no Incio de Novembro, onde ficarei 7 dias e depois para Italia, gostaria de saber como estará o clima por lá nessa época, vai estar muito frio?

  36. silvinha disse:

    ola
    estou a pensar em viajar com a minha filha de 18 meses para portugal no final de janeiro.gostaria de saber se essa é uma boa epoca para viajar para portugal?
    sera a nossa 1º viagem juntas, pois estarei de ferias nessa altura.

    Obrigada

  37. adriana disse:

    minha irma e eu estamos pretendendo ir connhecer portugal,espanha,italia,frança,devemos ficar por la uns 20 dias.gostaria de receber quais as meloheres cidades desta paises para se conhecer?sera a primeira viagem nossa para a europa e gostaria de poder aproveitar todos os momentos,que possamos.rsrs

  38. Leandro disse:

    perdão:o site correto é http://www.cwtturismo.com.br
    abraço e boa viagem à todos

  39. Oi, Cidylan
    Eu e meu marido estamos fazendo planos para mochilar o ano que vem para a Europa, por volta de Maio ou junho. Pretendemos começar por Portugal e seguir de trem para Espanha, França e Itália, se o dinheiro der vamos tentar mais algun país..como Grécia. Vc sabe me dizer se tem trem para todos esses países???
    Será que conseguimos ir só de mochila para um tur na Europa srsr..
    Obrigada

  40. Raquel e Alex disse:

    Oi, Cidylan
    Eu e meu marido estamos fazendo planos para mochilar o ano que vem para a Europa, por volta de Maio ou junho. Pretendemos começar por Portugal e seguir de trem para Espanha, França e Itália, se o dinheiro der vamos tentar mais algun país..como Grécia. Vc sabe me dizer se tem trem para todos esses países???
    Será que conseguimos ir só de mochila para um tur na Europa srsr..
    Obrigada

  41. Márcia disse:

    Estou querendo fazer uma viagem em outubro, eu e meu marido pensamos em conhecer a Grécia, esta época é boa??
    Vai estar calor ou frio??
    Obrigada

  42. Domingos disse:

    Estou com uma dúvida cruel. Estamos organizando uma excursão para Israel, Egito, terminando na França. Será de 02 a 17 de fevereiro de 2009. Mas temo que alguns problemas esvaziem o projeto:

    1 – Este seria a melhor data para o turista brasileiro? Problemas do tipo: levar crianças para a escola, ou o fato de não ser o período de férias do trabalho, acabaria atrapalhando a viagem?

    2 – O clima em Paris seria muito frio nesta época?

    Que recomendações você daria?

    Obrigado

  43. neide santos disse:

    Qual temperatura em berlim na segunda quinzena de setembro?
    Obrigada

  44. Magali disse:

    Inicio de Novembro já e inverno na Europa ? Mais precisamente Italia e Paris, que temperaturas enfrentarei nesta epoca ? Já visitei Roma, que outras duas cidades da Italia voce me sugere ?
    Pensei em 9 dias em 2 cidades da Italia e 6 dias em Paris.
    O que acha ?
    Mas nao tenho companhia. Voce acha que sai muito mais caro viajar só ? O que sugere ? Albergues ? Minha idade: 45, mas com disposicao e “cara” de trinta rsrsrs….
    Me considero super jovem……
    Me d^varias dicas por favor ??!!! Fui mes passado de excursao, curti um pouco, mas nao quero mais excursao…muita correria e em maio/jun; muito turista…Novembro é melhor, certo ?
    Aguardo ansiosa suas dicas….
    Muito grata.
    Magali – SP.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta