Empregos na Austrália

Empregos na Austrália

Arrumar emprego na Austrália não é tão difícil, ainda mais pra quem está costumado com a taxa de desemprego do brasil. Mas obviamente isso depende de fatores como nível de inglês, persistência e rede de relacionamentos. Nas maiores cidades existem mais ofertas e um custo de vida mais alto, porém a quantidade de ofertas pode variar também dependendo do tipo área em que se queira trabalhar: turismo, comércio, indústria.

Os portadores do visto de estudante podem trabalhar meio período após obter uma permissão de trabalho junto ao DIMIA. Com esta permissão pode-se trabalhar 20 horas por semana durante o período de aulas e em tempo integral durante as férias. Os membros da família do estudante também podem solicitar a permissão para trabalho.

Para quem vem com o visto de turista não há opções de trabalho formal, pois este visto não dá direito a trabalho. Muitas pessoas arrumam bicos informais como babysiter ou cleaner em casas particulares onde não há registro ou pagamento de impostos. Mas para empregos registrados, é preciso ter o Tax File Number que só pode ser obtido com a permissão de trabalho. Existem empregos onde se paga em dinheiro vivo (cash in hand) e porisso normalmente é uma relação de trabalho bem informal onde o patrão não está preocupado em saber se você possui permissão para trabalho. Muitos imigrantes trabalham neste esquema ilegal que pode acarretar penas rigorosas para os que forem pegos, incluisive deportação.

Para imigrantes que chegam com o visto permanente as coisas são mais fáceis pois não existem restrições quanto a trabalho (excluindo-se o reconhecimento de habilidades para exercer as mesmas funções na Austrália). Novamente vale a mesma regra principal: quanto melhor o nível de inglês, mais fácil e rápida vai ser a procura por empregos. Isto é ainda mais importante quando se está procurando vagas para posições mais qualificadas. Obviamente para uma vaga de kitchenhand não é exigido o mesmo nível de inglês necessário para exercer a profissão de médico ou engenheiro.

  • Algumas oportunidades são estás;

Se você tem entre 18 e 30 anos, você pode morar e trabalhar na Austrália por até um ano através do visto Working Holiday Maker. No entanto, existem algumas restrições; por exemplo, você só pode trabalhar para o mesmo empregador por até 3 meses; a intenção é que o trabalho seja “casual”. Comece o processo de inscrição on-line nesse site do governo australiano. De acordo com o site, “O programa Working Holiday Program disponibiliza uma oportunidade para pessoas entre 18 e 30 anos de idade para passar as ferias na Australia e suplementar os custos da viagem através de um emprego casual”.

O visto permite ficar na Austrália por até um ano; você pode deixar a Austrália e retornar durante esse período.

A intenção do visto é permitir que você possa viajar pela Austrália, conhecendo as belas paisagens e aproveitando o país enquanto ganha alguns dólares para manter-se – não para um trabalho sério. A lógica parece ser que um trabalho manteria-o em somente um lugar do país – e o governo quer que você aproveite viajar pelo país. É também difícil conseguir trabalhar na Australia em empregos que requerem experiência especializada. Porém, você pode trabalhar casualmente (trabalhos agrícolas são muito comuns entre os estudantes) para um mesmo empregador por até seis meses, e então você deve ir para outro emprego.

  • Achei alguns links de agências de emprego, segue a baixo para vocês

www.mycareer.com.au
www.daywork.com.au
www.employment.com.au
www.yellowpages.com.au
www.whitepages.com.au
www.careerone.com.au
www.monster.com.au
www.seek.com.au
www.au.plusjobs.com
www.jobsearch.gov.au
www.bluecollar.com.au
www.employment.byron.com.au
www.careersonline.com.au
www.egrannie.com/au/
www.jobnet.com.au
www.lgnet.com.au
www.australiajobsite.com
www.wages.com.au
www.traveljobs.com.au
www.workingin-australia.com
www.zdnet.com.au/jobs/
www.yahoocareers.seek.com.au
www.detya.gov.au/jobguideonline

Obs: Lembrado que o requisito básico para uma boa colocação no mercado é no minimo um domínio básico do Inglês.

6 comentários

comments user
Nara

Olá, meu nome é Nara, sou formada em letras-inglês e falo inglês fluentemente.Já morei nos EUA e no Canadá, mas gostaria de tentar a vida na Austrália. Quais são as oportunidades para trabalhar e morar lá?
Grata

comments user
Tatiane Dias

Olá Nara, tudo bem?

Estrangeiros podem trabalhar na Austrália desde tenham uma permissão ou um visto apropriado para trabalhar. Caso contrário será considerado um trabalhador ilegal, podendo ser preso e deportado. Existem muitas formas de obtenção desses vistos, sendo a mais comum um convite ou contrato de trabalho oferecido por uma empresa australiana. A empresa em questão deverá satisfazer certos requisitos do DIMA (departamento de Imigração) para contratar você, tornando-se assim, seu “Sponsor” ou uma espécie de patrocinador. Essa empresa através de uma carta ao DIMA, deverá informar o motivo, o salário, e por quanto tempo pretende mantê-lo empregado, sendo que uma explicação do porque não encontrou um australiano capaz de efetuar as mesmas tarefas, também deverá ser solicitada. Esse processo a princípio, parece complicado, mas na realidade é muito mais simples e rápido do que parece. Basta você encontrar uma empresa australiana disposta a lhe contratar, que o restante irá cair somente na burocracia legal. A chances de aprovação do pedido são bem favoráveis, salvo se a empresa for de fundo de quintal, ou o cargo pretendido se classificar numa área onde exista muitos australianos desempregados no momento. De qualquer forma, a decisão final fica sempre a critério do DIMA.

OBS: Receber um visto de trabalho não significa que a pessoa pode ficar trabalhando ou morar na Austrália para sempre. Os vistos de trabalho são concedidos para certas situações temporárias. Exemplo: Um estudante receberá uma permissão para trabalho por 20 horas semanais somente pelo período do visto de estudante. Da mesma forma, uma pessoa que tenha tido uma oferta de trabalho e obtido o visto para trabalhar, ao término do trabalho o visto também irá expirar, e a pessoa terá que retornar ao país de origem. (salvo se conseguir outra oferta que seja aceita pela imigração ou tenha se aplicado com sucesso para residência permanente).

Como Conseguir – O truque para conseguir um trabalho na Austrália é o mesmo que em qualquer parte do mundo, e resume-se em assiduidade em procurar. O segredo está em não desanimar, e em não esperar, pois nada vai cair dos céus. Muitas vezes o problema está ligado a falta de qualificação do candidato em relação ao que o empregador deseja, e a única solução é a obtenção de tal qualificação através de estudos e cursos. Outras vezes, o problema está com a pessoa em si, que ainda não aprendeu o procedimento, exemplo: já testemunhamos muitas pessoas falarem – ” me apliquei ontem para um emprego e agora estou esperando a resposta”. Essa pessoa provavelmente não irá conseguir um trabalho tão cedo, e talvez em muitos meses. Em contrapartida, quem se aplicou para 4 empregos ontem, 3 hoje, 5 amanhã, e continuar se aplicando todos os dias, sem dúvida encontrará algo em muito breve. Se depois de algum tempo não conseguir nada, o melhor é mudar a área de atuação ou o enfoque do cargo pretendido, pois provavelmente o setor está saturado para aquela função ou naquela época não tem demanda, ou mesmo as suas qualificações não são suficientes para aquele trabalho. Uma revisão no seu CV tambem é um fator importante.
OBS: Não deixe de fazer uma lista dos empregos e telefones onde se aplicou, pois assim se ligarem você não se confunde de onde foi).

Atenciosamente

Tatiane Dias

comments user
Roberta

Posso chegar ai com um visto de turista e tentar o visto de estudante ja’ estando ai?. Voce tem algum email de uma ou um pernambucano que resida ai na Australia?. Gostaria de entrar em contacto com alguma pernambucana pra me alojar durante minhas ferias ai. Se puder me ajudar com alguma informacao dessa agradeceria bastante. Abracos Roberta

comments user
Ranerio Vieira

Sou estudante de pos graduacao na australia. Eh bom tomar cuidado com a informacao do post que da a entender que brasileiros podem aplicar para working holiday na australia. NAO PODEM. O working holiday eh so para alguns paises da europa, canada e eua. Tem explicando direitinho no site do http://www.immi.gov.au

comments user
rodrigo

como ir apenas para trabalho

comments user
Marcos Roberto da Silva

Sou funileiro de autos, gostaria de trabalhar na Austrália, o que preciso fazer para enviar um curiculo.

Publicar comentário